A medicina integrativa

Respeitando a individualidade do paciente

A Medicina integrativa pode ser definida como uma prática médica que se preocupa em oferecer um tratamento que não seja apenas da doença, mas o paciente como um todo. É baseado na individualidade do paciente, portanto a relação veterinário, paciente e tutor deve ser de uma forma em que vá além de uma simples anamnese, porque considero que a saúde não é só uma questão biológica e sim as partes emocionais, mentais, sociais e espirituais tanto do animal quanto do seu tutor.

Todos os impactos da vida do paciente são levados em consideração durante o tratamento, por isso, reconheço que não apenas os sintomas, mas situações estressantes, alimentação, e outros aspectos, é extremamente prejudicial à saúde física. Podemos entender que o corpo pode ser visto como uma massa de moléculas eletricamente carregadas que se agrupam para se tornar visíveis, e quando isso é interrompido de alguma forma por trauma ou estresse, esse circuito é interrompido, e ficará sem energia, se manifestando em desequilíbrio físico ou mental, gerando doenças ou problemas comportamentais.

Do ponto de vista da medicina integrativa, o tratamento é desenvolvido especialmente para cada paciente, se baseando não apenas na sua doença, mas em toda a sua vida. O paciente deixa de ser um receptor de remédios e exames, e sim o protagonista da sua saúde, juntamente com seu tutor, melhorando qualidade de vida de ambos.

Com o objetivo de oferecer um tratamento humanizado ao tutor e seu animal, ela age na cura das doenças, prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida, curando o animal e muitas vezes os seus tutores. Essa prática pode envolver várias questões na busca ou na causa das doenças ou da prevenção e promoção da saúde.

Alimentação natural bio-apropriada

O primeiro grande pilar da Saúde.

“ Nós humanos somos os responsáveis pela domesticação do cão e do gato, e temos o dever de alimentá-los e guiá-los com suas reais necessidades, lembrando-se da sua ancestralidade, e não em função dos interesses do homem. Esse é o verdadeiro respeito aos animais” Dra Laiza Bergamin Wachholz.

Nossos animais hoje vive um processo inflamatório em massa, sem opção de escolha, induzidos a comer alimentos que com o tempo irão adoecê-los, com excesso de carboidratos que podem gerar problemas relacionados à processos inflamatórios crônicos, obesidade, hiperinsulinemia, resistência à insulina, hiperglicemia e até câncer.

Não é só uma questão da alimentação em si, mas em respeitar a biologia, o funcionamento e a necessidade do corpo em que eles precisam para obter saúde e nutrientes necessários para uma vida saudável promovendo a longevidade.

Na alimentação natural esses carboidratos em excesso e o processo de industrialização são retirados completamente, e usaremos alimentos de verdade com nutrientes que deixam o corpo em equilíbrio, oferecendo o que a célula necessita para cada espécie.

Portanto, seja observador não só do que você ingere, mas do que você oferece ao seu animal, porque nele está o reflexo das suas escolhas, saúde e qualidade de vida.

Exercício físico, brincadeiras e repouso

Com a domesticação, os humanos, cheio de tarefas, vida corrida, cada dia mais foi restringindo a área do seu habitat, distanciando cada vez mais da sua essência. E toda uma vida que antes era livre, começou a ser regida pelo homem, que de uma certa forma até tem sua beleza, foi a partir daí que iniciou uma grande amizade, mas que hoje são vítimas desse reflexo.

Colocar os animais em movimento é a chave para um organismo em ótimo estado e perfeito funcionamento. A prática de exercícios para nossos cães e gatos, em ambiente mais próximos à sua natureza, proporcionando vida livre e necessidades fisiológicas, utilizar seu olfato para explorar o ambiente, geramos um ganho incrível e necessário para a saúde deles, promovendo o desenvolvimento de diversos sistemas orgânicos, e com brincadeiras então, associadas à presença do tutor, cria memórias positivas, prazer, qualidade de vida e longevidade.

O contrário também é benéfico, repousar e ter um sono reparador quando necessitam, gera saúde e proporciona energia e bem estar pra um novo começo.

Óleo essencial

São óleos extraídos de plantas, moléculas produzidas como parte do mecanismo de sobrevivência da planta e armazenadas dentro dela até serem necessárias; Quando você esmaga uma lavanda ou descasca uma laranja é o cheiro dos seus óleos explodindo no ar. Tendo diferentes funções, em plantas diferentes, algumas das quais assumem o papel de: prevenir ataque de insetos e herbívoros, combater e proteger de fungos e bactérias, auxiliar em cicatrização de feridas, dentre outros.

E a partir daí temos essa maravilhosa extração desses óleos, que os considero como verdadeiros presentes da natureza.

É considerado medicinal, por estarem no planeta há muito mais tempo que nós mamíferos. Primeiramente, os animais usavam as plantas como alimentos, e depois como efeito curativo.

Os óleos são concentrados e são elementos poderosos de ervas e plantas que o corpo de um mamífero pode reconhecer e usar para auxiliar no equilíbrio delicado do que chamamos de saúde, proporcionando cura de doenças e bem estar.

Reiki

A palavra Reiki no ocidente é Energia Vital Universal (Rei: universo, Ki: energia vital), podendo ser também entendida como energia universal conduzida pela energia vital.

O Reiki, através dos chakras e canais energéticos trata diversos níveis (ou corpos) energéticos, dentre eles o físico, etérico, emocional, mental, espiritual, entre outros, estimulando a capacidade natural do corpo para curar a si mesmo. Ele é uma forma de tratamento diferente de todas as outras, aliviando e até mesmo curando diferentes problemas e traumas de forma muito suave. Pode ser praticado por pessoas de diferentes religiões e culturas. Não é necessário comprometer-se com determinado sistema de crenças para poder canalizar ou desfrutar das suas vantagens; tudo o que é preciso é desejar ser curado e curar.

Dentre as indicações da Terapia Reiki estão:

• Melhorar os distúrbios comportamentais;
• Reduzir o estresse;
• Cessar ou aliviar a dor;
• Acelerar o processo cicatricial;
• Melhora do sistema imunológico e endocrinológico;
• Diminuição de efeitos colaterais de quimioterapia e outras drogas;
• Prevenção de doenças e disfunções físicas, emocionais e mentais.
Os animais não-humanos são seres muito sensíveis a situações e energia.

“Você só consegue mudar seu mundo exterior, mudando o seu mundo interior”

Ozonioterapia

O ozônio, é a forma alotrópica do oxigênio (O3), é um gás instável, incolor e de odor característico em temperatura ambiente. Este gás possui um grande poder oxidante, bem como propriedades bactericidas, fungicidas e viricidas.

A ozonioterapia é a administração terapêutica de ozônio, que pode ser realizada na pele, por via subcutânea (SC); intramuscular (IM); intravaginal, intrauretral e auto-hemoterapia ozonizada. Essa terapia tem intuito de auxiliar em tratamentos de feridas extensas, infecções fúngicas, bacterianas e virais, lesões isquêmicas e várias outras afecções, tendo se mostrado muito eficaz na maioria dos casos, principalmente na atuação na desinfecção e cicatrização de feridas extensas. O ozônio tem por característica aumentar a oxigenação tecidual e consequentemente o metabolismo, apresentando uma ação positiva em doenças infecciosas agudas e crônicas causadas por vírus, bactérias e fungos, em queimaduras, úlceras diabetogênicas, além de outras. Este método terapêutico não exclui qualquer outro tipo de tratamento convencional, mas possui vasto benefícios usado como complemento, ou em casos específicos usado isoladamente, de acordo com a avaliação do médico veterinário.

Conversando com os animais

É uma maneira de me comunicar com eles de uma forma intuitiva, e sem a necessidade muitas vezes de um toque sequer. Me comunico, e desse maneira posso entender do que realmente precisam, e poder ajudá-los seja na sua questão clínica, comportamental ou emocional.

“No semblante de um animal que não fala, há todo um discurso que só um espírito sábio é capaz de entender” Provérbio indiano.

* Demais especialidades mediante consulta inicial com clínico geral e agendamento prévio.

Dra Laiza Cassia Bergamin Wachholz (CRMV-SP 17.543)

Diretora clínica e cirurgiã. Graduada em medicina veterinária pela UNISA, no ano de 2003. Especialista em ultrassonografia abdominal, pélvica e gestacional de pequenos animais. Especialista em atendimentos de urgência e emergência. Com mais de 10.000 pacientes atendidos. Mentora de médicos veterinários em atendimentos à pacientes e clientes.

Especialista em medicina integrativa (Reiki, ozonioterapia, nutrição bio-apropriada com suplementação nutracêutica, uso de óleos essenciais, ervas e comunicação intuitiva entre consciências humano = animal.

Missão: Ajudar o tutor e o paciente de uma maneira integrativa, humana e intensa. Proporcionar a cura física, emocional e espiritual do paciente, e consequentemente curar seus tutores.